Conselhos úteis para se evitar varizes

Saúde

1 Evite permanecer por longos períodos na posição ereta, de pé, pois a pressão hidrostática da coluna sanguínea força o sistema valvular das veias causando insuficiência deste mecanismo e estase venosa que vai culminar com o aparecimento de varizes. Sempre que possível, coloque as pernas na posição horizontal ou elevada, o que vai diminuir as dores e o edema (inchaço) causados pela estase venosa.

2 Use meias elásticas sempre que for permanecer por longos períodos na posição ereta, e este conselho vale principalmente para aquelas pessoas que exercem profissões que exigem ficar de pé por longo tempo, como comerciários, cabelereiras, bancárias etc… O uso da meia nestes casos pode se limitar ao período de trabalho, podendo ser retiradas no repouso em casa após o trabalho. Com esta conduta previne-se o surgimento de novas varizes, bem como diminui a dor e o edema venoso.

3 Evite o ganho de peso, diminuindo assim o trabalho de retorno venoso bem como o peso sobre a musculatura das pernas que vão ainda mais aumentar a intensidade do desconforto causado pelas varizes. O sobrepeso dificuldade ainda mais as trocas capilares favorecendo a estase venosa e as complicações circulatórias.

4 No período de gravidez evite ganho de peso acentuado e use as meias elástivas deste início do período gestacional. Faça repouso com os membros elevados ou na posição horizontal sempre que possível e use roupas leves a confortáveis. Na verdade, é inevitável o surgimento de algumas varizes no período gestacional, porém estes cuidados podem minimizar a intensidade do problema. Além disto, muitas das varizes que surgem no período gestacional desaparecem espontaneamente após o parto. Aquelas que persistem devem ser tratadas após o 3º mês após o parto.

5 Faça caminhadas diárias, pois o ato de caminhar estimula o sistema muscular que funciona como uma bomba propulsora do sangue venoso no seu retorno ao coração, melhorando assim o edema e os sintomas de estase venosa.

Mesmo durante as caminhadas podem ser utilizadas as meias elásticas, o que vai melhora ainda mais o efeito benéfico da atividade muscular.

6 Enfim, procure o médico assim que perceber o surgimento das varizes ou mesmo das teleangiectasias, evitando assim que a presença destes vasos deixem sequelas circulatórias e estéticas que podem ser evitadas com o tratamento mais precoce do problema.

 

Dr. Raimundo Nonato Miranda

CRM-4714 – CIRURGIA GERAL